terça-feira, 20 de julho de 2010

CIDADANIA ATIVA, VALORES E INSTITUIÇÕES POLÍTICAS


A idéia de elaborar o Projeto de Extensão “Cidadania ativa, valores e Instituições Políticas”, surgiu por ocasião dos trabalhos desenvolvidos no Fórum Permanente de Estudos Políticos da Área de Política Da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais do Centro de Humanidades da UFCG, no segundo semestre letivo do ano de 2009. Nesse Fórum, o Grupo de Estudos de Ciência Política desenvolveu uma série de atividades com o objetivo geral de debater os principais problemas e transformações políticas ocorridas na sociedade brasileira a partir da ultima década.

No Brasil, grande parte da sociedade vê a política com desinteresse e descrédito, achando-a, repleta de corruptos compromissados exclusivamente com seus interesses pessoais. Esse desinteresse em grande medida é justificável pela falta de conhecimento. Se o problema então é entender de política, explica - lá é tarefa urgente. Necessitamos olhar para nossa realidade, para o nosso cotidiano, participar ativamente da resolução dos problemas de ordem pública que interferem em nossas vidas e de modo em geral.

Por isso mesmo surgiu a idéia de difundir e partilhar nossas discussões com jovens estudantes do ensino médio em escolas da rede pública no Município de Campina grande.Sustentamos que é possível mostrar aos jovens estudantes que política,em países democráticos,por princípio,deve ser debatida e requer participação ativa de todos.Daí, a necessidade de conhecer melhor a política.Consideramos que a educação política é um pressuposto fundamental para a vida em sociedade e , conseqüentemente ,para a participação dos cidadãos.Escolher,opinar,votar,debater,construir e decidir são verbos que têm a ver diretamente com a política,e demandam conhecimento .é necessário discutirmos com a sociedade ,ou segmentos dela,a idéia de que somos responsáveis pelo nosso cotidiano e que precisamos solidificar a base critica necessária á compreensão de nossa realidade política.

A participação qualificada requer formação e informação,e isto, depende da educação.Assim,se temos por pressuposto que a política faz parte de nossas vidas,então,justifica-se a necessidade de pensarmos a inclusão da educação política em nossas escolas, a partir de um compromisso ético do educador com a formação suprapartidária dos jovens estudantes,difundindo uma consciência republicana e cultura cívica entre os jovens estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário